
O governador Aécio Neves assinou a adesão do Estado de Minas Gerais à Campanha de Liderança Climática 2020, que propõe a redução em 80% das emissões de gases de efeito estufa nos próximos dez anos. Minas foi o primeiro estado do mundo a aderir à campanha, lançada pela ONG State of the World Forum, durante a abertura da Conferência Preparatória para a Convenção Mundial sobre Mudanças Climáticas.
"Precisamos reconhecer que cada um de nós tem a sua própria responsabilidade nesse processo e precisamos parar de delegá-la a outros, sejam eles governantes, especialistas ou organismos internacionais. Precisamos parar de transferir responsabilidade e começarmos a exercê-la, individualmente, coletivamente, cotidianamente”, defendeu o governador Aécio Neves, em seu discurso.
Para o presidente do State of the World Forum, Jim Garrison, a adesão de governos municipais, estaduais e federais à proposta de reduzir em 80% as emissões até 2020, e não mais até 2050, é fundamental para evitar o aumento na tempera média do planeta. “Essa é uma oportunidade para cientistas e ambientalistas olharem para o problema porque 2050 será muito tarde. O que nós precisamos agora são de lideranças climáticas em toda família, comunidade, cidade, empresa. Somos todos responsáveis pelo aquecimento global”, disse Garrison, em seu pronunciamento.
Entre as propostas defendidas pela ONG estão a de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis, implementação de eficiência energética, criação e utilização de tecnologias limpas, desenvolvimento de energias renováveis, limpeza dos sistemas naturais, criação de estilos de vida sustentáveis e criação de uma cultura de crescimento sustentável.
...
A notícia não é tão nova assim, mas não deixa de ser interessante.
Fonte: IEF