Neste último domingo dia 31 de dezembro ocorreu na cidade de Los Angeles nos Estados Unidos mais especificamente no Staple Center, a 52º edição do Grammy.
O Grammy é o mais requintado prêmio da industrial musical de todo o mundo.
Colocando em parâmetros, é uma espécie do Oscar da música.
A edição deste ano de fato foi excelente. Tudo bem que a maioria dos prêmios já tinham donos garantidos, mas vale a ansiedade da espera e de fato algumas surpresas sempre se fazem presente para dar mais ânimo à festa.
Os nomes mais cotados para vencedores eram a Lady Gaga, Beyoncé e a jovem Taylor Swift.
As expectativas foram sim superadas e nenhuma delas foram pra casa de mãos vazias.
Porém, no meu ver, o auge da festa, que em toda foi muito bonita, foram as apresentações. Essas sim merecem prêmios, pois não consigo me lembrar de nenhuma que não tenha me arrepiado, e digo isso em relação a todos os estilos de musicas que se apresentaram.
Lady Gaga deu início com suas apresentações polêmicas, e após ser arremessada em um incinerador de lixo, voltou com o rosto e as roupas sujas ao lado da nada mais nada menos do que Elton John, um em cada piano com um fantástico dueto.
Pink não ficou para trás e cantou pendurada em um véu, e cantou se balançando nas alturas, deixando todos de boquiabertos.
Black Eyed Peãs começou meio devagar mas foi só tocar “I Got A Felling” que toda a casa entrou no clima.
Green Day inovou cantando ao lado do elenco do musical “American Idiot”, inspirado no seu disco intitulado do mesmo nome. Excelente apresentação.
Lady Antebellum, um nome que não conhecia, e que me deixou surpreso. O trio cantou a musica “I need You Now”, que por alguns vai ser considerada meio gay hehe mas sei lá, pra mim foi inspiradora.
Os novatos e talentosos Zac Brown Band além de levar o prêmio de artista revelação, se apresentaram e mandaram um country bem trabalhado e muito atual. Muito bom.
Uma das bandas mais esperadas também foram os veteranos do Bon Jovi, que tiveram 3 musicas disponibilizadas para votação dos internautas, que iriam decidir qual clássico eles iriam tocar, e "Livin' on a Prayer" foi a vencedora.
Taylor Swift apesar de muito bem falada, foi uma das que menos me agradou. Sua apresentação foi meio sem sal, algo incompatível às célebres apresentações que sediaram aquele palco.
Jammie Fox se apresentou junto a T-Pain, Doug E. Fresh e com a divina participação do guitarrista Slash, que dispensa maiores comentários.
Dave Mathews Band, apresentada por Adam Sandler, demonstrou que ainda continua viva após a morte do seu fundador Leroy Moore.
Drake, Eminen e Lil Wayne fizeram uma bela apresentação, que confesso que não esperava nada, mas ao decorrer de tudo e ao ver a participação do baterista Travis Barker dando musicalidade ao conjunto, me surpreendi e aprovei.
Um dos momentos mais esperados da festa foi a homenagem a Michael Jackson, que recebeu o gramofone dourado, entregue a seus dois filhos mais velhos, Prince e Paris Jackson, que agradeceram o apoio dos fãns.
A homenagem contou também com uma apresentação em D3 de um vídeo sobre a natureza e o que Michael protegia, junto a isso a homenagem continuou com a musica "Earth Song", cantada por Celine Dion, Jennifer Hudson, Smokey Robinson, Carrie Underwood e Usher.
Como podem ver, o que não faltou nessa 52º edição do Grammy foram espetáculos.
No meu ver foi uma das melhores edições até então, e espero que continue assim, melhorando a cada dia e superando cada vez mais as expectativas. E que novos talentos possam sempre continuar a surgir e dar novos ares a essa industria musical.
Para quem quer curtir todas as apresentações fica aqui o link onde podem encontrar se não todas, pelo menos a maioria.
Segue abaixo a lista das categorias a serem premiadas e seus respectivos vencedores:
Álbum do Ano: Taylor Swift, Fearless
Música do Ano: Beyoncé, "Single Ladies (Put a Ring On It)"
Gravação do Ano: Kings of Leon, "Use Somebody"
Artista Revelação: Zac Brown Band
Melhor Álbum de Rock: Green Day, 21st Century Breakdown
Melhor Música de Rock: Kings of Leon, "Use Somebody"
Melhor Performance Rock Solo: Bruce Springsteen, "Working on a Dream"
Melhor Performance Rock de Grupo: Kings of Leon, "Use Somebody"
Melhor Performance de Hard Rock: AC/DC, "War Machine"
Melhor Música Dance: Lady Gaga, "Poker Face"
Melhor Álbum Dance: Lady Gaga, The Fame
Melhor Álbum Pop: Black Eyed Peas, The E.N.D.
Melhor Performance Pop Feminina: Beyoncé, "Halo"
Melhor Performance Pop Masculina: Jazon Mraz, "Make It Mine"
Melhor Performance Pop de Grupo: Black Eyed Peas, "I Gotta Feeling"
Melhor Performance R&B Feminina: Beyoncé, "Single Ladies (Put a Ring On It)"
Melhor Performance R&B Masculina: Maxwell, "Pretty Wings"
Melhor Performance Rap Solo: Jay-Z, "D.O.A."
Melhor Performance Rap Coletiva: Eminem, Dr. Dre e 50 Cent, "Crack a Bottle"
Melhor Colaboração de Rap: Jay-Z, "Run This Town", com Rihanna e Kanye West
Melhor Álbum Rap: Eminem, Relapse
Melhor Álbum Country: Taylor Swift, Fearless
Melhor Álbum de Música Alternativa: Phoenix, Wolfgang Amadeus Phoenix