
Acabooooo mininada! Festejem os não fumantes, chooorem os apegados à fumaça nicotiniana monoxocarbônica.
Entrou em vigor em Minas Gerais a Lei Antifumo. Panfletos do Sindicato Intermunicipal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas Gerais (Sindtur) já podem ser encontrados nos estabelecimentos noturnos, esclarecendo aos freqüentadores fumantes da proibição mais recente, que de fato mudará a rotina de quem já tem o hábito de ascender seu cigarrinho sem nenhuma preocupação.
Pra quem se vê prejudicado com essa proibição tentarei amenizá-la um pouco. Inicialmente essa proibição vetava o uso de cigarros em todo o estabelecimento comercial, ou seja, mesmo se dentro do estabelecimento existisse uma área externa/aberta, seria proibido o uso de cigarros ali. Pois bem. O legislador mineiro foi bem maleável e usou o seu famoso “jeitinho mineiro de ser”, modificando esse artigo da Lei, liberando o uso do cigarro em áreas externas e ou abertas do estabelecimento, então para você que já estava triste com isso, pode ficar tranquilo, que se você se sentar na parte externa do barzinho ou da boate, você pode ascender seu cigarrão e chapa seu pulmão numa boa!
Os garçons e responsáveis pelos estabelecimentos estão autorizados e incumbidos da tarefa de conscientizar os que não respeitarem a Lei, advertindo-os e colaborando com a eficácia dessa nova medida.
Muito já está sendo criticado sobre essa nova Lei, e é dito que a fiscalização não durará por muito tempo, assim como na Lei Seca, acredita-se que as medidas políticas de fiscalização serão temporárias, porém creio que uma vez existente a proibição, em parte já amenizará os efeitos de uma coisa que gera incomodo para quem não fuma.
Então o seus fumantes, respeitem a geração ar puro e caminhem na risca da nova Lei ou se não...