quarta-feira

Impressora 3D



Já pensou em construir brinquedos, bonecos ou até mesmo peças em casa? Com as impressoras tridimensionais você pode, sem precisar ter conhecimento ou habilidade e ainda em pouquíssimo tempo!

Vídeo de um fabricante:



Tal impressora, ao invés de imprimir folhas e mais folhas, imprime objetos, tudo a partir de lâminas de plástico ou através de plástico em pó, ou até mesmo em gel, tudo depende do modelo da impressora.

Quando falamos em “imprimir”, não nos referimos a uma imagem que pode ser visualizada em três dimensões no papel, mas sim a um objeto realmente construído em 3D, como engrenagens, bonecos de brinquedo, capas para celulares ou até mesmo uma motocicleta em tamanho real! Claro que a moto não seria funcional, mas sim um molde em polímero ou gesso do produto final que será produzido.

Se antes a maioria das impressoras girava em torno de trinta mil dólares, hoje algumas companhias já ofertam produtos na faixa dos cinco mil dólares, prevendo para daqui a algum tempo custos inferiores a dois mil dólares.

Isso significa que dentro de poucos anos sua casa virará uma fábrica, limitada apenas pela sua habilidade e imaginação! Ainda não acredita no que acabou de ler? Então é hora de você conferir um vídeo de exemplo com alguns produtos que saíram direto destas impressoras:




Só é necessário projetar o modelo por meio de um aplicativo que lide com objetos 3D e mandá-lo direto para a impressão. Sem complicações, revisões ou impedimentos, e as duas vantagens mais notáveis são a completa ausência de materiais tóxicos durante a fabricação e também a facilidade de limpeza e acabamento e ao invés da lixa para a eliminação de excessos e bordas com falhas, é preciso apenas retirar a camada em excesso com uma pinça ou a poeira com uma escova.

Métodos de Impressão.

. A primeira e uma das mais tradicionais consiste na sobreposição de diversas lâminas de polímeros.

. O segundo método consiste na aplicação de jatos do material em pó por meio de um cartucho de impressão, (simulando a pintura).

. Outra mais recente trabalha com materiais sólidos e por fim, voltada especialmente à produção de objetos realmente pequenos, temos a micro-fabricação em gel.

Fica claro que cada uma delas possui suas próprias vantagens e problemas, cabendo a quem compra o equipamento definir as prioridades e necessidades.



Empresas como a Activision (responsável pelo enorme sucesso que é a franquia Guitar Hero) estão aderindo a esta onda, programando para o próximo lançamento que os jogadores possam criar seus avatares virtuais (personagens fictícios com características próprias) pelo videogame para depois encomendar versões deles em bonecos de plástico, com direito às mesmas roupas, acessórios e tudo mais. As próprias guitarras e controles especiais para os aspirantes a astros do Rock já passam por testes nos modeladores do futuro.

Isto é a Evolução meus meninos.