Voluntários da Pátria é um coletivo independente de arte contemporânea que reúne música e poesia sempre acompanhadas de debates, em ações públicas de alto impacto, combinando de maneira original entretenimento com responsabilidade social no que é chamado pelo grupo de “Circuito de Poesia, Música e Reflexões Coletivas”.
Com uma formação básica de 7 elementos (Tico Santa Cruz, Betina Kopp, Igor Cotrim, Tavinho Paes, Glad Azevedo, Edu Planchêz e Pedro Poeta - além de colaboradores e convidados intermitentes), o coletivo já conta com mais de 80 apresentações em 42 municípios, em 9 estados brasileiros; tendo atuado em universidades, pátios de colégios da rede pública e particular, espaços gestados por ONG e projetos sociais, congressos, feiras de livro, festas e praças públicas e (até) carceragens.
A curiosidade positiva destes números é que nunca cobramos ingressos em nossas apresentações, onde nada é vendido e nada é gratuito... As ações até então realizadas foram caracterizadas pela alta performance interativa com a platéia, convidada a sair de sua tradicional postura contemplativa e participar ativa e diretamente do espetáculo, seja de forma artística (como poetas, atores e músicos), seja na condição de debatedores de temas importantes, levados à reflexão coletiva durante os eventos. Tudo ocorre como uma grande festa, na qual, todos acabam descobrindo em si mesmos um motivo para festejar a vida em sua comunidade.
O grupo busca a arte como elemento transformador, capaz de motivar e encorajar uma postura ativa na sociedade.
Uma das manifestações:
Isso é pra mostrar pra muita gente o que a maioria não vê. Ficar parado só olhando é fácil, quero ver coragem pra fazer igual eles.
Iniciativia, atitude e coragem. Parabéns aos Voluntários da Pátria.
Se alguém se interessar mais é só acessar o Site Oficial.