segunda-feira

wish you were here

um album genial, cuja unica musica lembrada é a que leva seu título. uma decepção. hahaha


das musicas do pink floyd as unicas inaudíveis sao wish you were here e lost words (que me remete a umas cerimônias ritualísticas que me cortam a onda). enfim. wish you were here:


em setembro de 75, lançado na sequencia de dark side, é o nono album da banda e segundo a usar um tema conceitual, (escrito inteiramente por waters).

a política da boa vizinhança há muito ja nao reinava entre os feras. após o álbum se inicia após oito minutos e quarenta e quatro segundos de pura lisergia instrumental introdutória antes de finalmente waters soltar a voz em shine on you crazy diamond, homenagem ao fundador do pink, syd barret, que acabou deixando abanda após exageros resultantes em um distúrbio mental.

uma curiosidade do album foi nos finalmentes da musica shine on crazy diamond, surge um careca gordinho no estudio, com olheiras e segurando um saco plástico. ninguem o reconheceu até que waters percebeu que se tratava de syd.


"duas ou três pessoas choraram. ele se sentou e falou um pouco,
mas ele não estava realmente lá."




'também é uma crítica à indústria musical. welcome to the machine, que se inicia com a abertura de uma porta - descrita por waters como símbolo de que o, onde progresso e a descoberta musical foram traídos por uma indústria musical interessada apenas em lucro e sucesso. a música se encerra com sons de festa, sintetizando "a falta de contato e sentimentos reais entre as pessoas".

similarmente, have a cigar despreza os chefões da indústria musical. sua letra contém clichês bastante utilizados, como "mal posso contar", "eles chamam isso de andar no trem da alegria", e "a propósito, quem é o pink?" - uma pergunta que, na realidade, foi feita diversas vezes à própria banda.

a letra de wish you were here, por sua vez, contém elementos que não se relacionam somente à condição de barrett, mas também à dicotomia de waters, como um idealista, e uma personalidade autória. o álbum se encerra com uma reprise de shine on, com excursões instrumentais adicionais.

(wikipédia)


torrent