terça-feira

G8 Climate Scorecards 2009


O relatório G8 Climate Scorecards lançado pela Rede WWF e Allianz SE dia 1 de julho deste ano, mostra que o Canadá, os Estados Unidos e a Rússia têm o pior desempenho no cumprimento das metas de clima do Protocolo de Quioto .

Neste relatório de 2009, os EUA aparecem em sétimo lugar no ranking, diferentemente do ano passado quando foram classificados com o pior desempenho. A Itália e o Japão fazem parte de um grupo com posição média baixa. O documento afirma ainda que Alemanha, Reino Unido e França já atingiram as metas de Quioto.

Os países em desenvolvimento que compõem o G8+5, como o Brasil, também são analisados no relatório, porém não são classificados, pois não têm metas obrigatórias de redução de gases de efeito estufa dentro do Protocolo de Quioto . O documento revela grandes diferenças entre esses países em termos de desenvolvimento, mix energético e emissões.

...

Se você se pergunta "E o que é que o Brasil ganha - economicamente falando - poluindo menos?", a resposta é a seguinte:
O Brasil participa de Créditos de carbono que, resumindo, é quando países desenvolvidos signatários reduzem emissões de gases do efeito estufa e que uma determinada cota (1 tonelada de dióxido de carbono= 1 crédito de carbono) é vendida a um país que tem uma meta de redução e que não conseguiu atingí-la.

Qualquer pessoa pode vender créditos de carbono.
Por exemplo: se você tem uma fazenda e faz dela uma reserva ambiental, você pode vender créditos de carbono, pois cada área de reserva vale um número de créditos. Não creio que seja um negócio tão lucrativo quanto agricultura, mas risco de prejuízo você não tem.

Pense nisso!!!

O relatório G8 Climate Scorecards está disponível aqui(em inglês), que foi de onde eu tirei a notícia também.