
A gente brinca muito dizendo que é viciado em internet. Mas o assunto é sério. Há pessoas que realmente são viciadas, fazendo com que isso prejudique sua vida particular e profissional, e muitas vezes a pessoa não percebe isso.
Nos Estados Unidos o assunto já começa a ser melhor debatido, e já existe um nome para este vício: Internet Addiction Disorder (IAD), apesar de ainda não ser considerado um transtorno mental oficialmente.
Aproveite e cheque se você não contem algum(ns) desses sintomas abaixo:
1. Forte desejo ou impulso de usar a internet
2. A diminuição ou interrupção do uso da internet provoca sintomas de abstinência (por exemplo, mal-estar generalizado, inquietação, irritabilidade, falta de concentração), e os sintomas acima referidos podem ser aliviados usando outros meios eletrônicos (por exemplo, TV, games portáteis, celular).
3. Gradativamente o uso da internet é aumentado e quanto mais envolvido, mais satisfeita a pessoa fica.
4. A pessoa sabe que a internet provoca efeitos nocivos. Mas mesmo assim, sente que é difícil parar.
5. Dificuldade de se controlar para começar e parar a usar a internet, os esforços podem ser feitos repetidas vezes sem sucesso.
6. Como resultado da utilização da Internet, interesses, lazer ou atividades sociais são diminuídas ou abandonadas.
7. Utilização da Internet é vista como uma forma de escapar de problemas ou para obter alívio de sentimentos negativos.
8. O grau de utilização da internet é negado ou minimizado, para os colegas, amigos, parentes ou profissionais (incluindo o tempo e despesas reais de uso da internet).
9. A vida cotidiana e a socialização é prejudicada (por exemplo, na vida social, acadêmica e profissional).
O vício so é considerado realmente um vício quando prejudicial a saúde do próprio usuário ou de outras pessoas.
"As artes e as Ciências nasceram dos vícios", já dizia Rousseau. Vício é uma palavra muito forte quando estamos falando de internet, pois ela é a maneira mais fácil, rápida e interessante de se conhecer o mundo, o que torna a palavra vício imprópria para a ocasião.
O viciado tem o conforto de saber aquilo que quase de certeza estará à sua espera ao virar da esquina (Chuck Palahniuk), os vícios fazem parte de nós seres humanos, e dificilmente desaparecerão.
Tome cuidado para não se iludir com sites bestas ou bate-papo na internet. Procure sempre coisas novas e interessantes para pesquisar e ampliar a sua capacidade mental.