É complicado distinguir as verdades e mentiras sobre cerveja. É Curioso e interessante desvendar alguns mitos.
- A cerveja não deve ser armazenada como o vinho. Quanto mais nova, melhor.
- A garrafa deve ser armazenada sempre em pé.
- Esqueça de colocar a culpa da sua ‘barriguinha de cerveja’ na bebida. Cerveja não engorda, pois não existe relação direta do consumo da cerveja com o aumento da gordura corporal. Uma lata de cerveja tem em média 140 calorias, menos do que um suco de laranja. O problema é o consumo associado. Quem consome cerveja consome também aperitivos, na maioria das vezes frituras.
- Chopp não é mais alcoólico do que cerveja. Ambos têm exatamente o mesmo teor alcoólico. A diferença entre o chopp e a cerveja é a pasteurização, que consiste num processo de aquecimento e resfriamento rápido para conferir maior estabilidade microbiológica ao produto. Enquanto a cerveja é pasteurizada para que seu prazo de validade seja mais longo, o chopp não é pasteurizado. Por esse motivo, o chopp tem um prazo de validade menor.
- A cerveja preta, como muitos pensam, não aumenta a produção de leite materno. O que acontece é que, por não ser filtrada, a cerveja do tipo stout como a Caracu, por exemplo, possui levedura, ingrediente que, junto às proteínas de fermento e malte que compõem a bebida, age como fonte de energia.
Achei aqui.
Veja também outra matéria sobre cerveja e barriga, neste link.